Palm Coast, Flórida!

b8ffcbcc3b380890dbcdf3719406ccee

original

…companheiros, hoje vamos falar da cidade onde eu vivo, aqui na Flórida, que eu adoro, chama-se Palm Coast, é uma cidade que pertence ao “Flagler County”, no estado da Flórida e, dizem que foi uma das cidades que mais cresceu no estado da Flórida, pois viviam aqui, 14.287 pessoas no censo do ano de 1990, 32.732, no censo do ano de 2000 e, o último censo, feito em 2010, a sua população andava à volta 75.180 pessoas, fazendo desta cidade a mais populosa do “Flagler County”!.

palmcoastswcanals

…vista aérea de parte da cidade de Palm Coast!

…foi desenvolvida pela “ITT Community Development Corporation”, em 1969, e o plano de desenvolvimento original abrangia 48.000 lotes para se construir casa, em aproximadamente 42.000 acres (17.000 ha) dos 68.000 acres (28.000 ha) de propriedade da ITT.

…iria haver ruas pavimentadas, abastecimento de água central e esgotos, a servir todos os lotes desenvolvidos no âmbito do plano. Um extenso sistema de gestão da água foi projetado para reabastecer um lençol freático da região, (water table), que inclui 46 milhas (74 km) de canais de água doce e 23 milhas (37 km) de canais de água salgada.

… por volta do ano de 1975, o Conselho de Comissários do “Flagler County”, estabeleceu o “Palm Coast Serviço Distrital”, que inclui aproximadamente cerca de 40.000 acres (16.000 ha).

Os fundos para o distrito foram obtidos principalmente a partir de impostos “ad valorem”, e foram utilizados para providenciar  serviços de incêndio, como quarteis de bombeiros e estações de água nas ruas, (fire hydrants), iluminação das ruas, control de animais e outros serviços de emergência.

Quadcopter-Over-Water

…quando a cidade começou a ser projectada, era assim e, hoje ainda tem áreas selvagens!

…o estado da Flórida teve o seu primeiro sério “wildland urban interface” fogo em 1985, onde o fogo em Palm Coast, queimou 131 casas. Pesquisas sobre este fogo, indicaram que o factor mais importante era a proximidade da vegetação do solo muito densa, nas proximidades da estrutura das casas. Treze anos mais tarde, os incêndios atingiram todo o concelho e, foi ordenada a evacuação de emergência e 45.000 pessoas foram deslocadas. Organizações de supressão de fogo responderam de 44 estados, e a Flórida sediou a maior operação de repressão ao fogo, com meios aéreos já realizado nos Estados Unidos. Por causa do enorme esforço, apenas 71 casas foram destruídas.

…felizmente, hoje existem  na área, diversos quartéis de bombeiros, estrategicamente situados, com postos de observação, que nos dão uma situação de mais conforto. 

IMG_0027

…quando caminhamos, encontramos árvores centenárias!

 …em Setembro de 1999, os cidadãos de Palm Coast votaram esmagadoramente por uma margem de dois para um, para incorporar a cidade, com uma forma “council/manager” para a governar. Em 31 de dezembro de 1999, a cidade de Palm Coast foi incorporada oficialmente e em 1 de Outubro de 2000, todos os serviços foram oficialmente transferidos do antigo Serviço de Distrito, para a cidade de Palm Coast. A Câmara Municipal tem cinco membros e é eleita em eleição geral e serve mandatos alternados de quatro anos. Um membro é eleito “mayor”, sendo sua a responsabilidade de gestor municipal, nomeado pelo conselho.

i-095_nb_exit_284_02

…a “Interstate 95”, cruza a cidade!

…a auto-estrada “Interstate 95”, atravessa a cidade, no sentido norte/sul, existe um hospital, muitos restaurantes, hoteis, grandes lojas de venda de todos os produtos essenciais para a normal vida do comum cidadão, polícia e serviço de vigilância com câmaras fotográficas, em todos os cruzamentos das principais ruas e avenidas, tem muitos restaurantes, oferece uma ampla gama de serviços, incluindo serviços de desenvolvimento, serviços de incêndio, construção de rua e de manutenção, parques e atividades recreativas e, tem milhas e milhas de corredores, tipo passeios para peões, para se caminhar ou andar de bicicleta, com paisagens bonitas, por entre canais de água doce ou salgada, com árvores com centenas de anos, as praias estão ao alcance de uns minutos, dizem que a cidade tem planos em andamento para novos quarteis dos bombeiros, e as terras adicionais para parques, preservação e protecção das terras ambientalmente sensíveis.

IMG_0009

…passeios para se caminhar, ou andar de bicicleta!

IMG_0049

…corredores, por entre vegetação selvagem!

…de acordo com o “United States Census Bureau”, a cidade tem uma área total de 51.7 milhas quadradas (134 Km.2). 50,72 milhas quadradas (131 km.2) da cidade, é a terra e 0.98 milhas quadradas (3 Km.2) dela (1.90%) é a água.

IMG_0025

…em alguns locais, a paisagem é deslumbrante!

cfiles27149

…às vezes, os golfinhos aparecem nos canais!

…a área em volta de Palm Coast, foi pela última vez batida directamente por um furacão em 2004, quando o “Furacão Charley” passou diretamente sobre a área, onde tivemos vento e chuvas fortes por alguns dias, falta de energia eléctrica, e outros precalsos próprios de quem vive em zonas tropicais e, lembro-me de todos os dias ir ao aeroporto de Flagler, buscar gelo, que a cidade distribuia grátis, para conservar os produtos alimentícios em bom estado de conservação.

original-1

…os canais de água salgada, são o passatempo de  muitos pescadores!

…a localização privilegiada na costa leste superior da Flórida, juntamente com ventos predominantes, faz furacões menos frequentes do que outras partes da Flórida, no entanto, a região não é à prova de furacões. Desde que os registros foram feitos,  mais ou menos desde o ano de 1851, mais de 33 furacões e tempestades tropicais afectaram directamente a área.

DSC05261

…praias selvagens, a uns minutos!

…Palm Coast tornou-se não só numa tranquila comunidade-dormitório para os trabalhadores das cidades de Santo Agostinho e Daytona Beach, enquanto muitos moradores trabalham também em Orlando e Jacksonville, fazendo o trajecto de Palm Coast, como também como local de residência, de muitas pessoas que chegada a idade de reforma, deixam o frio do norte, e aqui se instalam, neste clima muito parecido com o que tinham, em alguns países, principalmente do sul da europa e também do sul da américa, de onde eram oriundos, a estas pessoas chamam-lhe, os “Snowbirds”!.

DSC05229

…em alguns dias, a praia é só sua!

…quase todas as comunidades que por aqui habitam, estão organizadas, tendo sede de clubes, onde se juntam, fazendo  festas, pelo menos ao fim de semana e claro, a Portuguesa não é excepção, também tem a sede do seu clube, onde nunca falta a “sardinha assada à Portuguesa”, pelo menos ao fim de semana!.

…mais ou menos pelo ano de 2.000, um estudo que fizeram,  mostrava que nesta cidade, o inglês era falado como primeira língua e era responsável por 87,66% de todos os residentes, enquanto que 12,33% falavam outros idiomas como língua materna. O mais significativo foi as pessoas que falavam espanhol que compunham 6,48% da população, enquanto o alemão surgia como a terceira língua mais falada, e tornou-se 1,18%, o italiano era falado por 1,02%, e dizem que os portugueses eram mais ou menos 1,00% da população!

Hoje será tudo diferente?. Talvez sim, acreditamos mesmo que sim!

Pronto, já sabem alguma coisa de Palm Coast!

Até qualquer dia, falando de outra cidade!.

Tony Borie, 2013.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s