…fomos ao Alaska e regressámos… guiando o nosso veículo! (1)

11

1

…é difícil, mesmo muito difícil conseguir relatar esta viagem, pois houve algumas “peripécias”, que não podem ser consideradas “aventuras”, são coisas de “loucos”, pois nesta idade, como dizia antes, foi difícil, mas… como diz aquele ditado, “quem corre por gosto, não cansa”!.

IMG_2234

…as raízes não nos largam, sempre lembramos Portugal e, lá vai mais uma lembrança portuguesa, agora aquela cantiga do folclore alentejano que anda na boca de toda a gente, ou quase toda agente, que é mais ou menos, “às quatro da madrugada, o passarinho cantou”!.

…mais ou menos dois séculos depois, não tendo nada a ver com “exploradores”, “descobridores”, “pescadores” e “achadores”, foi a essa hora que acordámos, fazendo os últimos preparativos para a viagem, saindo de nossa casa, no estado da Florida,  que foi explorado e colonizado pelos espanhóis, que o controlaram até 1819, quando foi comprado e anexado pelos Estados Unidos e,  que fica localizado na região sudeste  do país, sendo o estado mais meridional dos 48 estados da parte continental dos USA e, como quase toda a gente sabe, a principal fonte de renda da Flórida é o turismo.

IMG_2241

…o estado é conhecido mundialmente pelas suas diversas atracções turísticas, que atraem anualmente mais de 60 milhões de turistas, vindos de outros estados americanos e de outros países. Estas atrações incluem inúmeras praias, que aliados ao clima relativamente ameno o ano inteiro, atraem milhões de turistas, principalmente no inverno, o parque de diversões Walt Disney World, a que muitas pessoas chamam “Disneylândia”, ou ao Centro Espacial Kennedy, que fica situado numa região a que chamam Space Coast, pois é lá que se situa uma Base da Força Aérea, de onde saiem a  maioria das naves espaciais dos USA, rumos ao espaço. Cabo Canaveral foi escolhido como local para o lançamento de naves espaciais, porque se situa o mais próximo possível do equador e, desta forma conseguir lançar uma nave espacial com a menor energia possível, aproveitando o movimento de rotação da Terra, pois desta forma as naves espaciais sempre são lançados para o leste sobre o oceano, distante de centros populacionais, pois nós, com aquele sentido de orientação que talvez tivéssemos herdado dos nossos antepassados navegadores, também  tomámos um rumo de sul para norte, de leste para oeste, passando cidades vilas e aldeias, que nos levariam do estado da Florida até ao estado do Alaska, no mínimo espaço de tempo, e claro, despendendo a menor energia possível!.

DSCF8370

…não querendo “cortar o fio à meada”, como dizia a minha saudosa avó, revisámos os últimos preparativos, tudo em ordem e saímos de nossa casa, às 6 horas da manhã, tomando a  estrada número 95, no sentido norte, de seguida a estrada 10, de leste para oeste, atravessando um pouco do norte do estado da Florida, até à estrada número 75, que atravessa o longo estado da Geórgia que é o maior estado do país em área terrestre, a leste do rio Mississippi, embora o Michigan, a própria  Flórida ou o Wisconsin,  sejam maiores se a área ocupada por água for incluída, sendo a maior parte da Geórgia coberta por florestas, primariamente pinheiros, pessegueiros e magnólias.

8616644

DSC06036

…quando entrámos no estado o  terreno é plano e menos acidentado, já no norte é primariamente montanhoso. Dizem que o turismo e a indústria madeireira são importantes fontes de renda da Geórgia.

11

2

DSCF9928

DSCF9929

DSCF8385

DSCF8386

..à hora que atravessámos a cidade de Atlanta, tivémos alguma dificuldade com o tráfico, pois existe uma grande rede de estradas que se cruza nesta área e, se não se vai com muita atenção, não existe GPS que nos valha, e para os menos precavidos, são capazes de tomar a direcção do norte, quando a sua rota era o sul!.

DSCF8363

…já agora, não ficava bem se não vos explicássemos que  a região que constitui atualmente a Geórgia fora disputada durante o final do século XVII  e o início do século XVIII, entre o Reino Unido e a Espanha, quando então fazia parte de uma colônia chamada de Carolinas, que incluía também os atuais estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul, depois, por volta de 1724,  os britânicos criaram a colônia de Geórgia, onde se instalaram na região, no que atualmente constitui a cidade de Savannah. Dizem que a Geórgia foi a última das Treze Colónias criada pelos britânicos e, claro, após a vitória americana na Revolução Americana de 1776, a Geórgia tornou-se o quarto estado americano.

DSCF8376

DSCF8374

DSC05426

3837545587_a86865aceb_o

…já o sol ia alto, quando entrámos no estado de Tennessee, onde entrámos na estrada 24, com um tráfico, algumas vezes lento, com montanhas suaves em algumas zonas e agressivas em outras e, nós como levávamos um “atrelado”, que era nossa “casa ambulante”, que nos havia de valer “milhões”, em muitas situações onde havia zonas, (lá mais para o norte, ou já no Canadá e perto do estado do Alaska, onde a estrada seguia por mais de duzentas milhas sem qualquer alojamento, ou simples estação de serviço)!.

memphis-skyline-abe6d44e-359f-4190-b417-33f9da6c15b6

…fomos atravessando parte do estado do Tennessee, passando por algumas vilas ou cidades do  actual Tennessee, que durante o período da colonização britânica da tal região das Treze Colónias, que na altura fazia parte do atual estado da Carolina do Norte e, era facilmente a região mais ocidental das antigas Treze Colônias britânicas.  O Tennessee, por causa da cordilheira de montanhas dos Apalaches, era isolado do restante da Carolina do Norte. Após o reconhecimento da independência dos USA, por parte do Reino Unido, em 1783, os habitantes da região passaram a pedir a separação da região do atual Tennessee do restante da Carolina do Norte. Assim sendo, em 1796, o Tennessee separou-se da Carolina do Norte, tornando-se o 16º estado norte-americano.

dse

…sempre seguindo na estrada 24, no sentido sul norte, leste oeste,  entrámos no estado de Kentucky, que muitas pessoas acreditavam que a origem do nome do estado vinha de uma palavra “ameríndia” que significa “terreno de caça escuro e sangrento”. Porém, atualmente, acredita-se que a palavra Kentucky possa ser atribuída a numerosos idiomas indígenas, com vários significados possíveis. Alguns destes significados são “terra do amanhã”, “terra de cana e perus” e “terras pradas”.

…a região onde está localizado atualmente o Kentucky, como não podia deixar de ser,  foi colonizada originalmente por colonos da colônia britânica de Pensilvânia, em  1774, mas passou a ser controlada pela Virgínia ao longo da guerra de independência, e tornou-se o décimo quinto estado norte-americano a entrar na união.

DSCF8377

…atravessámos a fronteira pela ponte sobre o rio Ohio,  e dormimos em cidade de Marion, no estado de Illinois, cujas primeiras cinquenta milhas é deserto com algumas quintas com muitas vacas e com aquele cheiro característico dos currais que aquelas quintas têm!..

DSCF8381

…neste primeiro dia percorremos 868 milhas, com o preço da gasolina que variava entre $3.24 e $3.69 o galão, que são mais ou menos 4 litros!.

Tony Borie, Julho de 2014.

One thought on “…fomos ao Alaska e regressámos… guiando o nosso veículo! (1)

  1. Welcome to Palm Coast amigo Borrie e Isaura!. Fico contente por saber que regressaram de saúde (?) e com a aventura concluída.Como sempre leio e, adoro a maneira como o meu amigo se expressa e descreve tudo aquilo a que se propõe.
    Conte-nos máis facetas dessa maravilhosa aventura. Um abração do tamanho de Palm Coast para si e D. Isaura..

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s