…companheiros de viajem, este é o resumo do terceiro dia!
…não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas também nos orgulhamos de ser de descendência europeia, mas os primeiros europeus a explorarem a região que atualmente constitui o estado de Iowa, foram os franceses Louis Joliet e Jacques Marquette, em 1673, que descreveram a região como verde e fértil e devia de ser verdade, pois hoje, podem ver-se grandes áreas de plantações de milho ou soja, ao longo da estrada, que fica um pouco mais alta que essas áreas, onde em algumas partes é mesmo alagadiça, produzindo forte nevoeiro, pelo menos pela parte da manhã.
…dizem que o nome do estado de Iowa, provém do povo nativo americano “Iowa”, que habitava a região, e os primeiros “colonos” brancos a instalaram-se na região, por volta do ano de 1833, que começaram a cultivar aveia, maçãs e legumes, criando algum gado suíno e bobino.
…como curiosidade e sem qualquer outra intenção, queremos dizer-vos, que o Iowa está localizado na região centro-oeste do país, e 92% da população são brancos, sendo o maior grupo os alemães que compõem 35,7% da população do estado, limita-se ao norte com o Minnesota, a leste com o Wisconsin e o Illinois, ao sul com o Missouri, e a oeste com o Nebrasca e Dakota do Sul, e em 1846, tornou-se o 29º Estado da União.
…bem, chega de história, seguimos em frente, saimos da cidade de Council Bluffs, às 5 da manhã, passando pelas cidades de Sioux City, ainda no estado de Iowa, Sioux Falls, já no estado de Dakota do Sul, que nos deu ascesso à estrada 90!.
…parando por algum tempo na aldeia de Alexandria, onde existe uma igreja de Nossa Senhora de Fátima, com uma área onde estão as imagens dos “pastorinhos”, parecida com a que existe em Portugal, que visitámos e apreciámos a curiosidade!.
…pelo menos para nós, não é fácil falar de Dakota do Sul, pois Dakota do Sul simboliza, as grandes planícies americanas, grandes plantações de trigo!.
…grandes rebanhos de gado bovino e onde, de vez em quando aparecem manadas de búfalos!.
…as montanhas de “Black Hills”, localizada no oeste do estado, onde se abriga a principal atração turística do estado, o Monte Rushmore, onde estão esculpidas os bustos de quatro presidentes americanos, George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln!.
…o gigante monumento esculpido nas montanhas de “Black Hills” ao chefe dos “Sioux”, Crazy Horse!.
…já por cá andámos por outras vezes e esta enorme escultura é uma das atrações turísticas mais conhecidas do mundo, e que rendeu ao estado o cognome de The Mount Rushmore State, temos que lembrar as tribos de nativos americanos, que viviam na região, que eram os “Akirara” de caráter sedentário, e que viviam primariamente da agricultura, e os “Cheyenne”, de caráter nômade e que viviam primariamente da caça, contam que as relações entre os arikara e os cheyenne eram amigáveis, mas já no século XVIII, uma terceira tribo, os Lakota, que era parte do grupo nativo americano dos “Sioux”, instalaram-se na região, já após a chegada dos primeiros exploradores europeus. Os sioux não foram bem recebidos pelos arikara, e confrontos entre as duas tribos nativo americanas foram comuns ao longo dos séculos XVIII e XIX, no actual Dakota do Sul.
…o nome do estado provém dos “Sioux”, que chamavam a si mesmos de dakota, que significa em português, “amigo”.
…sempre simpatizámos com este estado e gostaríamos de por cá passar mais tempo, mas tínhamos que seguir viagem, portanto lembrando, os grandes chefes “Sioux”, Crazy Horse e Sitting Bull, o ouro que existia nas montanhas de “Black Hills”!.
…a aldeia de Deadwood, o general George A. Custer, exploradores europeus, guerras pelo território, que reivindicavam toda a bacia hidrográfica do rio Mississipi e do rio Missouri, bacia que inclui todo o actual Dakota do Sul, entre franceses e espanhóis, mas acabaria por todo o território fazer parte dos Estados Unidos, quando a França vendeu toda a Louisiana, por volta do ano de 1803.
…também visitámos a cidade de Mitchel, onde apreciámos um edifício com o nome de “Mitchel Corn Palace”, que tem como símbolo a espiga do milho, havendo vários quadros artísticos, feitos com simples espigas de milho!.
…atravessámos a região das “Bad Lands”, onde fizemos o tour de 35 milhas por dentro do parque, com Jeep e a Caravana a rodar sem qualquer problema, vindo dormir na cidade de Spearfish, ainda no estado de Dakota do Sul.
…neste dia percorremos 512 milhas, com o preço da gasolina variando entre $3.24 e $3.65 o galão, que são aproximadamente 4 litros!.
Tony Borie, Julho de 2014.