…da Florida ao Alaska, guiando um Jeep com uma Caravana!. (4)

11

…Companheiros de viajem, este é o relato do quarto dia!.

IMG_2234

…era madrugada quando saímos da cidade de Spearfish, ainda no estado de Dakota do Sul!.

DSCF8556

…que fica perto da fronteira com o estado de Wyoming, continuando na estrada 90, depressa entrámos neste estado!.

DSCF8560IMG_2250

…o cenário era igual ao que já descrevemos em dias anteriores embora o terreno tivesse alguma precipitação, continuavam a existir grandes planícies com longas zonas desertas, algumas quintas abandonadas, algumas plantações de trigo, algumas manadas de vacas, também se viam alguns búfalos, poucos, mas de vez em quando apareciam, áreas transformadas em zonas de caça, poços de petróleo trabalhando!.

DSCF8579DSCF8590

…moinhos de energia movidos a vento!.

IMG_2252

…assim, passando pelas cidades de Gillette, Buffalo e Sheridan, passámos a parte norte leste do estado de Wyoming, mas não vou falar mais deste estado, que é um dos que nos oferece os cenários, pelo menos no nosso entender, mais agradáveis e originais, pois falarei dele na viagem de regresso!.

IMG_2251

…o  nosso destino era o norte, com o Jeep e a Caravana a rodar a uma média de sessenta milhas por hora, embora na estrada existissem placas de sinalização a convidar a rodar a setenta e cinco milhas!.

IMG_2253

…entrámos no estado de Montana, que é o quarto maior estado norte-americano em área, pois apenas  Alaska, Texas e Califórnia são maiores, mas pesar disso, Montana é um dos estados menos povoados do país, geograficamente o leste do estado é dominado pelas grandes planícies, enquanto que o oeste é dominado pelas montanhas rochosas, mas disso falaremos no próximo dia!.

DSCF8601

…o nome do estado provém de da palavra  espanhola montaña, que como sabem significa montanha em português, tudo isto por causa da presença das Montanhas Rochosas na região. Ironicamente, as vastas planícies abertas de Montanha renderam-lhe o cognome de The Big Sky Country (Os campos dos grandes céus). Os primeiros exploradores de ascendência europeia a explorarem a região de Montana foram exploradores já norte americanos, que exploraram a região no início do século XIX, mas verdadeiramente a região seria somente povoada pelos norte americanos a partir da década de 1860, com a descoberta de grandes reservas de ouro no actual estado de Montana, onde a partir de 1862, atraiu milhares de pessoas à região!.

DSCF8577

…este estado também se  destaca por ser o palco das últimas batalhas entre tribos nativas norte americanas, que lutaram pelo controle de suas terras em confronto com colonos também  norte americanos. Em 1889, tornou-se no  41º estado norte-americano!.

DSCF8573

…do nosso roteiro fazia parte uma visita ao local onde, em 1876, se realizou uma das últimas batalhas, entre uma força conjunta “cheyenne” e “sioux”, unidos sobre a influência dos também famosos líderes indígena “Touro Sentado”, (Sitting Bull) e “Cavalo Louco” (Crazy Horse), que massacraram uma famosa força militar norte-americana, que era o Sétimo Regimento de Cavalaria do Exército dos USA, comandada pelo não menos famoso General George A. Custer!.

IMG_2259IMG_2260

IMG_2261IMG_2264

IMG_2265IMG_2267

IMG_2269DSCF8572

…todos os membros da força comandada por Custer foram mortos nesta batalha, que se chamou a “Batalha de Little Horn” e, teve um profundo impacto entre a população norte americana de ascendência europeia na região. Visitámos o local, com profundo sentimento e muito respeito, tal como muitos visitantes que lá se encontravam. Dizem que foi a maior derrota do exército dos USA, durante as chamadas “guerras indígenas”!.

…como o nosso destino era o norte, encurtando caminho, viajámos por algumas horas na estrada secundária número 3 do estado de Montana, chegando ao pôr do sol, com alguns chuviscos, à cidade de Great Falls, prosseguindo viagem, viemos a dormir já perto da fronteira com o Canadá, na cidade de Conrad.

DSCF8381

…neste dia percorremos  628 milhas, com o preço da gasolina variando entre $3.28 e $3.70 o galão, que são aproximadamente 4 litros..

Tony Borie, Agosto de 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s