…da Florida ao Alaska, guiando um Jeep com uma Caravana!. (19)

11

…companheiros de viagem, este é o resumo do décimo nono dia!. (19).

IMG_2234

 

DSCF9261

…lavámos os vidros do Jeep, não muito bem, mas a condução já oferecia alguma segurança!.

DSCF9263

…era manhã, depois de andar alguns quilómetros pela estrada número 2, seguimos pela número 3!.

DSCF927312517257

…depois de percorrer a cidade de Lethbridge, que dizem que é uma importante cidade da província de Alberta, sendo a terceira em área e a quarta em população e, no século passado, as suas minas de carvão, fizeram dela uma próspera cidade, onde ainda hoje é bom local para se viver.

DSCF927124045244

…onde existe uma longa ponte do caminho de ferro!.

DSCF9274

…ainda dentro da cidade, seguimos pela estrada número 4, onde passado algum tempo, nos aparece um cenário de quintas, muitos celeiros para  armazenar cereais, pastagens com muitas vacas, tudo em funcionamento, nada abandonado!.

DSCF9290

…que nos levou à fronteira com os USA, na povoação de Sweet Grass!.

601px-I-15_(big).svg

…onde termina a famosa auto estrada número 15, que atravessa os USA desde o México ao Canadá!.

DSCF9291

…cuja povoação tem um posto fronteiriço que abriu no ano de 2004, onde em tempos, viveu um tal Earl W. Bascom, que era um famoso cowboy, artista, escultor, actor e inventor, que fazia as mais deliriantes “cowboyadas” num rancho que era propriedade do seu primo, em Kicking Horse Creek, muito próximo de Sweetgrass Hills!.

DSCF9294

…para nós, que entrámos pelo norte, a estrada começou, onde um funcionário da alfândega, nos fez quase as mesmas perguntas, continuando nós a responder que sim, leváva-mos ainda algumas garrafas de vinho, que tinham vindo de nossa casa, na Florida, ao que ele sorriu, levantando a mão e, com um sorriso ainda maior, desejou-nos um “Welcome Room”!.

DSCF9329

…estáva-mos nos USA, no estado de Montana, onde já passámos na viagem de ida e, explicámos um pouco da sua história, no entanto podemos acrescentar, só por curiosidade, que em alguns lugares a gasolina é mais cara que o gasóleo e, contam-se centenas de histórias, quando, por volta do anos de 1850, o estado era escassamente povoado, descobriram ouro, rápidamente as pessoas afluiram, todos queriam ficar ricos, o ouro passou a ser o principal motor da economia da região, era tanto, que os empregados “chineses”, que eram os que lavavam a roupa dos mineiros, encontravam quilos de ouro, nos ribeiros, onde iam buscar a água para lavar a roupa!. Naquela altura, o que existia a mais em ouro, faltava em cumprimento da lei, os ditos “xerifes”, eram a lei, mas eles próprios a violavam, pois o ouro, andava de mão em mão, comprava tudo, ignoravam assaltos, assassinatos, que eram frequentes na região, muitas pessoas, sentindo-se desprotegidas, decidiram tomar as leis em suas próprias mãos, surgindo assim, os ditos “vigilantes”!.

IMG_2904

…bem, já chega de história, nós, seguimos pela auto-estrada número 15, direcção sul, agora um trajecto que ainda não tinhamos trilhado, portanto diferente!.

DSCF9310DSCF9327

…podíamos viajar bem nesta larga e, em alguns locais deserta estrada, passámos pela cidade de Great Falls, onde não parámos, seguimas até à capital, que é a cidade de Helena, onde também não parámos!.

DSCF9332

…desviámo-nos pela estrada número 287, que é uma estrada com cenário!.

IMG_2909

…onde se pode ver, alguns rios, lagos!.

DSCF9362

…montanhas, vales e planícies!.

DSCF9353

…parando no cruzamento com a estrada número 90, que vem do oceano Pacífico e nos leva ao Atlântico!.

DSCF9352

…aqui existe uma pequenina povoação, própria de cruzamentos de estrada!.

IMG_2906

…com estação de serviço, loja de conveniência e, uma famosa padaria, com produtos de trigo, milho ou centeio, toda a qualidade de pão e seus variados, também lá tinha pão tipo “português”, onde comprámos muito pão, que armazenámos para futuros dias!.

IMG_2907

…neste cruzamento, vêem-se muitas pessoas, mesmo casais, alguns com crianças, “à boleia”, são simpáticos, quando compráva-mos gasolina, falámos com um casal, que nos pediu boleia, todavia, não tínha-mos espaço, disseram-nos, que andam na estrada à cerca de um ano e, não tinham nenhuma pressa em chegar de novo ao Alabama, de onde eram oriundos!.

DSCF9354

…continuando a nossa jornada, rumo ao sul, já era ao anoitecer, quando chegámos ao parque de campismo de  Canyon Ferry Lake, na vila de Townsend, ainda no estado de Montana, à beira de um grande lago, onde chegavam e partiam pessoas, com barcos que atracavam num cais que ali existia, alguns contentes, mostrando peixes, aqui preparámos alguma comida e, pela madrugada, houve um vento forte, chuva e trovoada, o que nos acordou e assustou, pois a nossa caravana abanava e a chuva entrou pela janela que estava só com a rede!.

DSCF8381

Neste dia percorremos 527 milhas, com o preço da gasolina a variar entre $3.78 e $4.12 o galão, que são aproximadamente 4 litros.

Tony Borie, Agosto de 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s