…da Florida ao Alaska, guiando um Jeep com uma Caravana!. (20)

11

…companheiros de viagem, este é o resumo do vigésimo dia!. (20)

IMG_2234

IMG_2912

…depois de arrumar toda a “tralha”, que eram os nossos utensílios de casa, próprios para viver com alguma facilidade na nossa caravana, ei-nos de novo na estrada número 287, com um cenário de mais montanhas que planícies, rumo ao sul!.

IMG_2924

…parando por algum tempo na pequena, mas acolhedora povoação de Ennis, onde dizem que por volta do ano de 1863, um tal William Ennis, se estabeleceu ao longo do rio Madison, quando se descobriu ouro na região e, talvez sem saber, deu o nome ao que hoje é uma pequena povoação. Aqui, fizemos algumas compras!.

IMG_2925

…continuando rumo à aventura do “Yellowstone National Park”, onde passado umas horas chegámos à povoação de “West Entrance”, pois era assim que era assinalada nos diversos anúncios de estrada, que constantemente apareciam!.

IMG_2927

…aqui, antes de entrar no Parque, visitámos o Centro de Turismo!.

IMG_2929

…e algumas lojas de recordações, onde se vende quase de tudo e, em algumas lojas, até se pode “regatear”, ou seja oferecer diferente preço do que está marcado na mercadoria!. Entrámos num restaurante, onde nos serviram sandes de churrasco de carne de búfalo, era diferente, gostámos!.

IMG_3027

…toda esta povoação, ainda está no estado de Montana, pouco depois de entrar no parque, atravessamos, para o estado Wyoming!.

IMG_3029

…e vai surgindo pela frente o parque nacional, mais antigo do mundo, pois foi inaugurado no ano de 1872, cobrindo uma área de mais de 9.000 km. quadrados, que se divide pelos estados de Wyoming, Montana e Idaho!.

IMG_2935

…o parque é famoso por, entre outras atrações, tem os seus “Geysers”, que são umas fontes termais!.

IMG_2938

…que entram em erupção periodicamente!.

faithful-a8493569-3837-4f91-8154-9b4f6789a033

…lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar!.

IMG_2940

…que nós podemos observar, caminhando por umas “passadeiras”, em madeira!.

IMG_3009

…que nos dão acesso, mesmo em frente às colunas de água quente e vapor, que se perdem na atmosfera!.

DSC_5559

…o centro do grande ecosistema de Yellowstone, é um dos maiores ecosistemas de clima temperado ainda restantes no planeta!.

IMG_2955

…o “Geyser” mais famoso do mundo, denominado “Old Faithful”, do qual nos aproximámos, encontra-se neste parque!.

IMG_2951

…muito antes de haver presença humana em Yellowstone, pois dizem que essa presença, remonta mais ou menos a 11.000 anos, uma grande erupção vulcânica, ejectou um volume imenso de cinza vulcânica que cobriu todo o oeste dos USA, a maioria do centro-oeste, o norte do México e,  algumas áreas da costa leste do Oceano Pacífico, deixando uma enorme  caldeira vulcânica, (70 km por 30 km) assentada sobre uma câmara magmática!.

IMG_2975

…felizmente não, durante a nossa visita, mas Yellowstone já registou três grandes eventos eruptivos nos últimos 2,2 milhões de anos, o último dos quais ocorreu há 640.000 anos. Estas erupções são as de maiores proporções ocorridas no planeta a que chamamos Terra, durante esse período de tempo, provocando alterações no clima em períodos posteriores à sua ocorrência!.

IMG_2984

…percorremos o parque, em quase todo o lugar em podíamos ter acesso!.

IMG_3010

…vimos os “Geysers”, com as suas diferentes cores!.

IMG_2981

…que correspondem aos diferentes minerais, que brotam do seu interior!.

IMG_3034IMG_3022

…cascatas de água pura, saindo das montanhas!.

IMG_2964IMG_3004

…rios de água quente!.

IMG_3017

…atravessámos o “Continental Divide”!.

IMG_3014

…que é o nome dado ao conjunto de linhas formado por uma série de cumes, (vulgarmente diz-se, cumeada), na América do Norte, que separam as bacias hidrográficas que drenam para o oceano Pacífico, oceano Atlântico, incluindo o Golfo do México e mesmo até o oceano Ártico, onde uma das suas linhas divisórias, passa aqui no Parque de Yellowstone!.

3

…também vimos alguns animais, dos quais dizem haver no parque, uma grande variedade de vida selvagem, na qual se incluem ursos castanhos, lobos, búfalos, alces e outros animais!.

IMG_3035

…ainda era dia, quando tentava-mos sair do parque, cumprindo o nosso programa, mesmo a poucas milhas da “South Entrance”, ou seja, saída sul, pois estava no nosso programa ir-mos seguir para outras paragens, quando surge um aparatoso acidente, envolvendo um autocarro, que segundo nos disseram seguiam crianças, ficando a estrada intransitável, mesmo fechada, por um período que se prolongou, por mais de 6 horas. Esperámos por um período de mais ou menos uma hora, continuando a estrada fechada, tentámos voltar ao ponto de partida, que era a “West Entrance”, no caminho de regresso os veículos passavam por nós, em direcção ao sul, perguntámos, diziam que não havia qualquer problema, pois a estrada estava aberta, voltámos ao sul, ao local do acidente, onde havia uma enorme fila de viaturas paradas, pois a estrada continuava fechada, desviámo-nos para um local entre árvores, embora já fosse quase  noite, estando no meio da montanha, se ouvissem alguns sons de animais uivando, estáva-mos decididos a passar ali a noite, quando a estrada abre, começando o tráfico a andar, voltámos à estrada, conseguimos sair do parque, mas, com todo este atrazo, o adiantado da noite, todos os parques de campismo cheios, pois todos procuravam lugar onde dormir, não tivémos outra alternativa, senão ocupar um lugar numa cabana, com o Jeep e a caravana estacionados numa “ribanceira”, parecendo um precipício, onde nem luz havia!.

DSCF8381

Neste dia percorremos 339 milhas, com o preço da gasolina a variar entre $3.67 e $3.68 o galão, que são aproximadamente 4 litros.

Tony Borie, Agosto de 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s