…da Florida ao Alaska, guiando um Jeep com uma Caravana!. (21)

11

…companheiros de viagem, este é o resumo do vigésimo primeiro dia!. (21)

IMG_2234

DSCF9496

…já tínhamos saído do Yellowstone Nacional Parque, embora um  pouco abalados, pela noite muito mal dormida, mas quem anda na estrada, não se deve queixar, portanto, continuando na estrada número 287, que agora também se pode chamar 191, rumo ao sul, que tem muito cenário!.

DSCF9500

…passando sempre, entre montanhas, vales, rios ou precipícios!.

IMG_3042

…entramos no “Grand Teton National Park”, que está situado a oeste do estado de Wyoming e, logo a sul do Yellowstone Nacional Parque!.

IMG_3041

…cuja designação tem origem no nome do pico mais alto das montanhas de Teton, o “Grand Teton”, com 4.197 metros de altitude!.

IMG_3048

…que foi baptizado por um caçador francês, que devia de ser uma pessoa romântica, pois ao observá-lo, do lado do estado do Idaho, logo lhe chamou “tétons”, que dizem que é um calão francês que designa “mamilos”!.

IMG_3051

…este maravilhoso parque é o destino prevlegiado e muito popular para pessoas que gostam da natureza, andar a cavalo, fazer caminhadas, caçar, pescar ou qualquer outra forma de passar tempo ao ar livre!.

tetonrange01big

…tem aproximadamente 320 quilómetros em “trilhos”, que nos levam ao lado das montanhas!.

IMG_3050

…algumas com neve todo o ano!.

800px-Barns_grand_tetons

…a outras áreas onde se acampar, ribeiros de água pura, vegetação densa em algumas partes, outras com árvores com centenas de anos, com partes secas pelo frio da neve, mas ainda vivas, pois em algumas partes, sai um ramo a florir!.

teton-park-66dfe5b6-60cd-4d58-9435-44c63930b2dc

…o “Snake River”, que passa por aqui, com muita frequência forma pequenos lagos, existem muitos animais, várias espécies de peixes, entre elas, a maior quantidade são trutas,

Grand-Teton-National-Park

…além dos animais, tem mais de 1.000 espécies de plantas e mais de 300 espécies de pássaros!.

IMG_3066

…despedimo-nos do parque, continuando a nossa jornada, sempre rumo ao sul!.

IMG_3070

…chegamos a uma cidade, que é o sonho das pessoas que adoram filmes, ou motivos do oeste americano!.

IMG_3068

…chegámos à cidade de “cowboys”, que dá pelo nome  Jackson Hole!.

IMG_3101 2

…aqui parámos, procurámos onde dormir, tomar banho e, mudar de roupa, ir caminhar por esta pequena cidade, ver a “Main Street”!.

IMG_3076

…os edifícios, alguns em tijolo vermelho, outros em madeira, nenhum tem mais do que dois andares!.

IMG_3082

…não vimos cafés ou restaurantes “temáticos”!.

IMG_3074

…estavam lá os “sallons”, o largo principal, a casa do ferreiro, a estação da polícia, era a casa do “xerife” e, naquela “main street”, há muitos anos, talvez tivesse havido “duelos”!.

DSCF9539

…esta pequena cidade, que está localizada muito perto da fronteira com o estado de Idaho, a qual recebeu o seu primeiro nome  de “Jackson’s Hole”, dado pelos caçadores de “beavers”, que andavam por esta área, caçando aqueles bonitos animais para depois venderem a sua pele, a David Edward “Davey” Jackson, que era sócio da Rocky Mountain Fur Company e, que naquele tempo estava estabelecido nesta área, a quem deviam tratar por  “Davey Jackson”, claro, os homens da montanha, usavam uma  linguagem parecida como, “vamos ao Jackon’s Hole”, quando se dirigiam para esta povoação, pois fica entre diversas montanhas e, dava a sensação que entravam num “buraco”, que em inglês, quer dizer “hole”!.

IMG_3096

…porra, não levem isto para a maldade, mas nós portugueses, se por acaso por aqui andásse-mos nessa altura, devia-mos de dizer “vamos ao buraco do Jackson”!.

IMG_3086

…hoje é uma cidade, principalmente no inverno, se transforma numa estância de turismo, com pistas de gelo, nas suas montanhas, modernos hoteis, de luxo, mesmo fora do que é costume se ver, tudo no mesmo estilo de há centenas de anos, no verão é visitada todos os dias por milhares de pessoas que vêm dos parques próximos, não é difícil cruzar-se na rua, com qualquer artista de Hollywood, ou qualquer pessoa mediática!.

IMG_3092

…onde existe um comércio dirigido a motivos do oeste, mas de “puro oeste”, não, como se vê nas lojas das grandes cidades, que parecem imitações comparados com os artigos que aqui se vendem!.

DSCF9514

…visitámos entre outros locais, um bar, que dá pelo nome de “Million Dollars Cowboy Bar”, que não é um bar normal!.

IMG_3099

…a sua construção remonta por volta do ano de 1890!.

DSCF9525

…é quase uma “gallery”, talvez um “museu”, onde se vive uma atmosfera fascinante de motivos do verdadeiro “American Wild West”!.

DSCF9524

…as cadeiras, são “selas” verdadeiras que os cowboys usavam para cavalgar!.

DSCF9522

…o balcão está coberto por moedas de dollares em prata, do século passado, armas antigas e motivos do oeste, são a sua decoração, os empregados andam vestidos à cowboy e, a cerveja que vendem, é feita lá em Jackson Hole!. Tem uma sala, com um pequeno palco, onde já actuaram, os mais famosos nomes de música “country”, como Waylon Jennings, Hank Williams, Jr., Asleep at the Wheel, Hoy Axton, Glen Campbell, Tanya Tucker, Willie Nelson, Commander Cody ou James Cotton Blues Band!.

IMG_3103

…a polícia anda a pé e a cavalo, são os “xerifes e os seus ajudantes”!.

IMG_3102

…aqui dormimos, depois de andar pelas ruas, entrar e sair em quase todos os estabelecimentos, comprar recordações para familiares, sem nunca nos cansar-mos!.

DSCF9540

…pois o ambiente era da alegria, as pessoas queriam comunicar, queriam ser agradáveis!.

Jackson Hole, Jackson Hole!.

DSCF8381

Neste dia percorremos apenas 186 milhas, com o preço da gasolina a variar entre $3.58 e $3.60 o galão, que são aproximadamente 4 litros.

Tony Borie, Agosto de 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s