…da Florida ao Alaska, guiando um Jeep com uma Caravana!. (22)

11

…companheiros, este é o resumo do vigésimo segundo dia!. (22)

IMG_2234

DSCF9543

…contentes, pelo dia anterior bem passado, mas com saudades da cidade de Jackson Hole, demos um último olhar, seguindo na estrada número 26, que em algumas distâncias se chama 89 ou mesmo 191, rumo ao sul!.

DSCF9545

…por pouco tempo, pois desviámo-nos para oeste!.

IMG_3104

…entrando no estado de Idaho, que há muitos anos atrás,  fazia parte do “Oregon Country”, um território disputado entre os Estados Unidos e o Reino Unido, mas através de um tratado assinado em 1846, os Estados Unidos assumiram posse da região, que inicialmente fez parte do Território de Oregon, mas que em  1853, se tornou parte do Território de Washington. O Território de Idaho foi formado em 1863, e elevado à categoria de Estado, em Julho de 1890, altura em que se  tornou o 43º Estado americano a entrar na União.

DSCF9553

…agora, essa mesma estrada, dentro do estado de Idaho, chama-se sòmente 26, que nos levou, por cenários agradáveis!.

DSCF9559

…com lagos de água azul!.

DSCF9566

…por entre grandes plantações de beterraba!.

DSCF9565

…batatas!.

DSCF9587

…ervilhas e grão de bico!.

78157320

…até à cidade de Idaho Falls!.

78157316

..onde dizem que recebeu o seu primeiro nome de “Eagle Rock”, derivado a existir uma ilha coberta de pedras, no meio do Snake River, que passa mais ou menos a 7 milhas da cidade, e que, naquela altura era habitado por mais de 20 águias!.

78157327

…por volta do ano de 1874, aqui se foram estabelecendo  pessoas, que criavam vacas e ovelhas, construiram represas, abrindo canais, para regar as suas terras, mais tarde, o Union Pacific Railroad, construiu uma ponte em madeira, sobre o Snack River, para escoar o produto das minas de cobre que existiam na cidadde de Bute, no estado de Montana, com a construção da ponte e da linha do caminho de ferro, aquela área depressa se tornou num “campo/aldeia” de tendas, com “sallons”, dançarinas, casas de jogo e hotéis!. Por volta do ano de 1891, as pessoas importantes, da já pequena cidade, votaram para se trocar o nome para Idaho Falls, em referência às “cataratas” de água, que existiam por baixo da ponte. Aqui parámos por algum tempo, comprando gasolina, água e fruta!.

DSCF9568

…continuando rumo ao oeste pela estrada número 20, entrando algum tempo depois pelo deserto, onde em tempos existiu o “National Reactor Testing Station”, onde estava instalado um reactor nuclear, que produziu electricidade pela primeira vez na história, que neste momento está desactivado!.

DSCF9569

…viajando pela estrada, com longas rectas, sempre plana, vendo-se ao longe uma enorme montanha, que em outros tempos, serviu de marco de sinalização, para os pioneiros, que a caminho do oeste usavam a “Oregon Trail”, quando nos aproximáva-mos, embora passando a uma certa distância, verificámos que na montanha, não havia  árvores, ou qualquer outra vegetação, era “pelada”, com enormes proporções, que defacto, não era mais que um “marco”!.

IMG_3113

…umas milhas, mais para oeste, havia um Centro de Informação, com umas agradáveis instalações, onde se podia beber água, usar os quartos de banho, tirar folhetos de informação das estantes, mas não havia ninguém a atender e, no parque de estacionamento, algumas pessoas dormiam dentro das viaturas, com as janelas abertas!.

DSCF9584

…era deserto, a temperatura no Jeep marcava 114 graus, seguindo a rota do oeste, num pequeno “oásis”, encontrámos de novo a estrada número 26, seguia um pouco para norte, encontrar-se com a estrada número 93, que seguia para sul!.

IMG_3130

…onde entrámos no “Craters of the Moon National Monument and Preserve”!.

IMG_3128

…que é um “campo de lava”, com mais de 1.000 quilómetros quadrados!.

23585671

…onde existe, restos da lava de vulcões!.

IMG_3120

…onde podemos presenciar crateras de vulcões adormecidos!.

DSCF9572

…que formavam vales e pequenas montanhas!.

IMG_3122

…onde só existia pedra negra, agreste, com a formação de pequenas ondas!.

IMG_3121

…que em alguns lugares, estavam a detiriorar-se, porque estavam ali, a sofrer a erosão, recebendo calor, frio ou chuva, por milhões de anos!.

IMG_3127

…havia, no meio deste deserto, também um Centro de Informação, este sim, com pessoas a atender, que explicavam o fenómeno, mostrando um pequeno filme.

DSCF9577

…com a temperatura alta, que era a nossa maior preocupação, seguimos rumo ao sul!.

IMG_3135

…onde, umas horas depois, encontrámos um agradável parque de campismo, com árvores, água e electricidade, onde depois de cozinhar uma ligeira refeição, com géneros comprados numa quinta de Montana, dormimos, com o ar condicionado da caravana trabalhando, já próximo da estrada rápida número 84, que ao outro dia, nos havia de levar rumo a leste/sul, para outras paragens!.

DSCF8381

Neste dia percorremos 668 milhas, com o preço da gasolina a variar entre $3.68 e $3.70 o galão, que são aproximadamente 4 litros.

Tony Borie, Agosto de 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s