…da Florida ao Alaska, guiando um Jeep com uma Caravana!. (25)

11

…companheiros de viagem, este é o resumo do vigésimo quinto dia!. (25)

IMG_2234

CheyenneDogSoldier-l2619940

…eles viviam no atual Colorado, viviam do que a natureza lhes dava, eram os “Arapahos”, os “Cheyennes”, os “Kiowas” e os “Pawnees”, na região leste, e os “Utes”, no oeste, além de milhares de nativos, de tribos diferentes do leste norte-americano, que passariam pela região durante o século XIX, quando foram forçados a sair do leste e imigrar em direcção ao oeste.

gold_oifeiuijfjnj

…já lá vão alguns anos, ainda éramos jovens, tivemos um companheiro de trabalho, oriundo da Colômbia, mais ou menos da nossa idade, o pai tinha trabalhado na construção do “ferro carril”, como ele dizia, que devia de ser o caminho de ferro, lá na Colômbia e, quando estava de bom humor, dizia-me que foi com os documentos do pai, que era uma pessoa qualificada, que emigrou para os USA, portanto, nos documentos, tinha a idade do pai e, nessa altura já estava qualificado para a ”reforma”, mas como era uma pessoa de bem, com muito bons sentimentos, queria continuar a trabalhar e, quando estava zangado, principalmente, quando não concordava comigo, dizia, “os portugueses e os espanhóis, o que querem é ouro!”.   

co_big

…isto é só uma curiosidade, mas da fama não nos livramos, principalmente os espanhóis, pois foram eles, os primeiros exploradores europeus na região, durante o século XVI, chegaram à região vindos do sul, do México e, andavam em busca de metais preciosos, tais como ouro. Os espanhóis, não tendo encontrado ouro no atual Colorado, não se interessaram em povoar a região, tendo reivindicado posse da região somente em 1706, um pouco tarde, pois  24 anos antes já o francês René-Robert Cavelier, tinha reivindicado a posse da região leste do atual Colorado para a coroa francesa e, assim, ter feito parte da colônia francesa de Louisiana, de que já falei por diversas vezes. Mas os espanhóis, talvez pela força de armas, passaram ao controle desta região em 1762 e, sob os termos do “Tratado de Santo Ildefonso”, passaria novamente ao controle dos franceses em 1800, para ser finalmente anexada, como parte da célebre “Compra da Luisiana”,  pelos Estados Unidos.

horseshoe-bend-ii-9a97f393-8d62-4f6e-a977-198d82f2cc14

…depois dessas datas, muita água correu no rio Colorado, grandes minas de prata, seriam encontradas, houve corrida ao ouro, o que manteve em alta o crescimento populacional do estado, encontraram grandes reservas de petróleo, embora estas não tenham sido exploradas em grande escala até o início da década de 1900. Em 1870, inauguraram uma linha de  caminho de ferro, conectando o Colorado com outras regiões do país, principalmente, Denver com Cheyenne, no estado de Wyoming e, finalmente em Agosto de 1876, o Colorado tornou-se o 38º estado norte-americano.

IMG_3408

…porra, tanta conversa, para vos dizer que seguiamos em direcção ao Atlântico pela estrada rápida número 70, depois de entrar no estado do Colorado, pela parte oeste!.

IMG_3417

…onde encontrámos grandes planícies, algumas pequenas montanhas, quase sem árvores, ou qualquer vegetação!.

IMG_3418

…era deserto, aparecia uma ou outra pequena povoação, onde nem estação de serviço havia!.

IMG_3419

…isto até às proximidades da cidade de Edwards, onde se inicia uma cordilheira de montanhas, que se prolonga até próximo da cidade de Denver!.

IMG_3439

…nestas montanhas, principalmente no inverno, existem grandes áreas que são “estâncias”, onde se praticam desportos de inverno, sendo algumas pequenas cidades famosas, que atraiem celebridades de todo mundo, passamos por elas, interessando-nos sòmente a paisagem, mas, não deixamos de ver casas de “Millhão de Dolares”, nas  montanhas que, circundam a estrada, parando numa dessas pequenas cidades, para comprar gasolina e, o preço era tão alto, que usei a gasolina de emergência, que trazia em dois tanques extras, comprada no Alaska!.

IMG_3429

…a estrada, que nesta área, por motivo do intenso inverno, tem muitos “remendos”, faixas mais baixas, em algumas zonas, passa lá no fundo, entre montanhas, junto da linha do caminho de ferro e do rio!.

IMG_3424

…alternando-se, em algumas zonas, em que passa o rio em baixo, o caminho de ferro e a estrada por cima, em outras zonas vão lado a lado!.

IMG_3435

…tendo subidas, em que numa distância de 10 ou 15 km., a estrada sobe milhares de metros, com três vias, onde a via da direita, a partir de uma certa distância, vai cheia de veículos, com as luzes de emergência, mais à frente, já estão veículos parados, com  problemas no motor e, ao descer, passado uns quilómetros, já existe no ar, aquele cheiro, que vem dos travões, sucedendo o mesmo, embora recomendem usar o motor para ajudar os travões, onde existem diversas saídas de emergência, com areia, onde já estão alguns veículos pesados!.

IMG_3434

…nós, tanto nas subidas como nas descidas, usando sempre a linha do meio, fomos andando, devagar, mas passámos estas zonas sem dificuldade!.

DSC05712

…chegando à cidade de Denver!.

DSC05709

…que passámos, olhando a cidade, que fica no lado sul, sempre com a ajuda do GPS, pois como devem calcular, o nosso destino era o Atlântico!.

DSC05716

…passando a cidade de Denver!.

DSC05704

…aparece a planície, quintas!.

DSCF9874

…poços de petróleo!.

DSC05703

…moinhos de energia movidos avento, trabalhando!.

DSC05701

…pastagens de gado, muitas quintas transformadas em zona de caça, plantações de trigo, milho e aveia ou zonas desertas!.

IMG_3442

…e assim, deixámos o estado do Colorado!,

IMG_3444

…atravessando a fronteira para o estado de Kansas!.

DSC05674

…continuando com a mesma paisagem!.

kfhd

…pelo menos, até à cidade de Hays, onde dormimos.

DSCF8381

Neste dia percorremos 647 milhas, com o preço da gasolina a variar entre $3.44 e $3.57 o galão, que são aproximadamente 4 litros.

Tony Borie, Agosto de 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s